Notícias de saúde

Exercício aquático é melhor do que fisioterapia para dor lombar crônica

21 de janeiro de 2022 (Bibliomed). Um regime regular de exercícios aquáticos terapêuticos proporciona mais alívio para quem sofre de dor lombar crônica do que as abordagens tradicionais de fisioterapia, incluindo estimulação elétrica do nervo, segundo um estudo realizado na Universidade do Esporte de Xangai, na China.

Metade dos participantes do estudo que se envolveram em exercícios aquáticos terapêuticos viram melhora nos sintomas de dor e incapacidade física causada por sua dor lombar crônica. No entanto, entre aqueles que foram tratados com fisioterapia tradicional, incluindo estimulação elétrica nervosa e terapia térmica de raios infravermelhos, apenas um em cada cinco experimentou melhorias semelhantes.

Para este estudo, os pesquisadores compararam a dor e a incapacidade da dor lombar crônica em 113 participantes, aproximadamente metade dos quais foram tratados com exercícios aquáticos terapêuticos, enquanto o restante recebeu fisioterapia tradicional.

Os participantes do grupo de fisioterapia também foram tratados com estimulação elétrica nervosa, uma terapia que aplica corrente elétrica de baixa voltagem a uma área lesionada do corpo para aliviar a dor. Eles também receberam terapia térmica de raios infravermelhos, que fornece ondas de luz de um certo comprimento para áreas do corpo e estimula a recuperação do corpo.

Os participantes de ambos os grupos receberam os tratamentos por 60 minutos duas vezes por semana durante três meses. Entre aqueles no grupo de exercícios aquáticos terapêuticos, 54% viram pelo menos uma melhora de dois pontos nos escores de dor, conforme medido pela Numeric Rating Scale, uma avaliação de 0 a 10 comumente usada como autoavaliação da dor. Além disso, 46% também experimentaram pelo menos uma melhora de cinco pontos em uma autoavaliação de 24 pontos para incapacidade física por dor crônica. Para aqueles no grupo de fisioterapia, esses números foram de 21% e 7%, respectivamente.

Os participantes do grupo de exercícios aquáticos terapêuticos tiveram uma melhora de 60% na incapacidade física devido à dor lombar crônica 12 meses após o início do tratamento e até nove meses após o término. Aqueles no grupo de fisioterapia relataram uma melhora de 20% na incapacidade física em 12 meses.

Em um regime de exercícios aquáticos terapêuticos, aqueles que recebem o tratamento realizam movimentos semelhantes aos dos regimes de exercícios típicos, mas em uma piscina ou corpo de água. Isso inclui andar com remos, kick-boarding e realizar grandes movimentos dos braços e pernas, como elevação lateral do braço, círculos de braço, polichinelos, agachamentos, elevações de joelho e corrida, bem como ações de levantamento de peso dos braços e pernas.

A abordagem é comumente usada para ajudar pessoas com todos os tipos de condições de saúde a atingir metas funcionais ou melhorar o desempenho quando o exercício é difícil ou doloroso em terra ou na academia, pois a água ajuda a diminuir o estresse nas articulações causado pelo impacto.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.42069.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários