Notícias de saúde

Largar antidepressivos pode desencadear problemas emocionais

29 de abril de 2024 (Bibliomed). As pessoas que abandonam os antidepressivos muitas vezes enfrentam turbulências emocionais e sociais, especialmente se param de tomar os remédios de repente, relata um novo estudo realizado na Universidade de Bath, no Reino Unido.

Os desafios relatados pelos pacientes que abandonaram os antidepressivos incluíram sentir-se sobrecarregado pelas suas emoções, achar situações sociais menos agradáveis e sentir-se desapegado e menos empático para com os outros.

Para o estudo, os pesquisadores conduziram entrevistas com 20 pessoas que tentaram, no ano passado, retirar-se dos antidepressivos ISRS (inibidores seletivos da recaptação da serotonina).

Sabe-se que a interrupção da terapia antidepressiva desencadeia sintomas físicos como inquietação, fadiga e suor excessivo. Mas este estudo apoia a noção de que os pacientes também apresentarão sintomas emocionais.

Alguns pacientes acharam os primeiros dias ou semanas de abstinência mais desafiadores, enquanto outros tiveram dificuldades vários meses depois de começarem a abandonar os antidepressivos. Mais de metade dos participantes disse que a abstinência afetou negativamente as suas relações com os outros.

Os participantes descreveram o abandono dos antidepressivos como uma “faca de dois gumes”, uma vez que sentiram todas as emoções de forma mais aguda, tanto positivas como negativas. Eles relataram que tinham pensamentos negativos repentinos e achavam frequentemente trabalhoso envolver-se em situações sociais.

Segundo os relatos, diminuir gradualmente os medicamentos os sintomas tendem a ser menos intensos, menos prováveis e mais controláveis do que parar repentinamente.

Fonte: Health Expectations. DOI: 10.1111/hex.13966.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários