Notícias de saúde

Tratamento com testosterona para ganho de músculos pode causar tromboembolismo venoso

26 de janeiro de 2017 (Bibliomed). O tratamento com testosterona traz a promessa de ganhar músculos mais facilmente, diminuir as taxas de gordura corporal, diminuir as celulites e estrias e ainda ajudar na libido. A testosterona injetável possui defensores que acreditam que essa é uma das melhores maneiras de ajudar o corpo a crescer e ficar mais forte.

Entretanto, o início do tratamento com testosterona está associado a um risco aumentado de tromboembolismo venoso (TEV), atingindo um pico dentro de seis meses e diminuindo depois, de acordo com um estudo publicado no BMJ.

Pesquisadores da Alemanha e seus colegas analisaram dados de 19.215 pacientes britânicos com TEV confirmado. Estes homens foram comparados com 909.530 doentes com idade correspondente num grupo de controle.

Nos resultados, durante os primeiros seis meses de tratamento com testosterona, a razão de taxa de TEV foi de 1,63 em comparação com aqueles que não tomam o hormônio. As proporções de taxas após mais de seis meses de tratamento e cessação do tratamento foram de 1,00 e 0,68, respectivamente.

Portanto, o estudo sugere um aumento transitório no risco de TEV que tem picos durante os primeiros três a seis meses e diminui gradualmente a partir de então. Mais pesquisas são necessárias para confirmar esse aumento temporal no risco de TEV e para investigar o risco em usuários de testosterona pela primeira vez, e também confirmar a ausência de risco com o uso a longo prazo.

Fonte: BMJ 2016;355:i5968

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários