Notícias de saúde

Terapia de reposição da testosterona estaria associada a maior risco de tromboembolismo venoso?

02 de fevereiro de 2021 (Bibliomed). Nas últimas três décadas, o uso de testosterona aumentou cerca de dez vezes, apenas na América do Norte. No entanto, a segurança cardiovascular do uso de testosterona permanece controversa. Uma recente metanálise de estudos randomizados examinou o risco de TEV do uso de testosterona. O artigo foi publicado na revista Thrombosis Research.

Uma vez que existe controvérsia sobre a segurança cardiovascular da terapia de reposição de testosterona (TRT), portanto, pesquisadores realizaram esta revisão sistemática para comparar o risco de tromboembolismo venoso (TEV) em homens randomizados para TRT vs placebo ou comparador ativo.

Ensaios clínicos randomizados (ECRs) que compararam TRT vs placebo em homens com idade igual ou superior a 18 anos foram identificados a partir de registros Medline, EMBASE, CINAHL, CENTRAL e de ensaios clínicos. Uma metanálise com 13 ECRs foi realizada.

De acordo com os resultados, nenhum risco aumentado de TEV foi conferido pelo TRT. No entanto, as estimativas foram acompanhadas por um amplo IC de 95%, e não é possível descartar um risco elevado clinicamente importante. Dada a baixa qualidade das evidências, há necessidade de mais estudos nesta área.

Fonte: Thrombosis Research. Published: January, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários