Notícias de saúde

Usar o celular no vaso sanitário aumenta o risco de hemorroidas

08 de janeiro de 2026 (Bibliomed). Pessoas que usam o smartphone no banheiro têm um risco 46% maior de desenvolver hemorroidas do que aquelas que não o fazem, relataram pesquisadores do Beth Israel Deaconess Medical Center, nos Estados Unidos. O uso de smartphones pode prolongar inadvertidamente o tempo gasto no banheiro, aumentando potencialmente a pressão sobre o ânus e contribuindo para o surgimento de hemorroidas.

As hemorroidas são veias inchadas na região anal ou retal que frequentemente causam dor ou sangramento. Acredita-se que elas ocorram devido ao aumento da pressão que acontece durante a gravidez, com o excesso de peso ou pelo esforço durante a evacuação.

Para o novo estudo, os pesquisadores entrevistaram 125 adultos submetidos a colonoscopia no Beth Israel Deaconess Medical Center. Cerca de 43% dos participantes tinham hemorroidas. Dois terços dos participantes (66%) disseram aos pesquisadores que usam smartphones enquanto estão no banheiro. Ler notícias e usar as redes sociais foram as atividades mais comuns relatadas em relação ao uso de smartphones no banheiro.

O uso do smartphone enquanto se está no banheiro foi associado a um aumento de 46% no risco de hemorroidas, mesmo após os pesquisadores levarem em consideração outros fatores, como hábitos de exercício, idade e ingestão de fibras. Pesquisadores descobriram que os usuários de smartphones tendem a passar mais tempo no banheiro. Cerca de 37% dos usuários de smartphones passam mais de cinco minutos de cada vez no vaso sanitário, em comparação com apenas 7% dos não usuários.

O estudo reforça recomendações de senso comum, disse Pasricha. "Deixe os smartphones fora do banheiro e tente não demorar mais do que alguns minutos para evacuar", disse ela. "Se estiver demorando mais, pergunte-se porquê. Será que evacuar foi realmente muito difícil, ou será que minha atenção estava em outra coisa?"

Fonte: PLOS One. DOI: 10.7910/DVN/HUXLUM.

Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários