Saúde e Nutrição

Popular nas festas de final de ano, a cereja é uma fruta originária da Ásia e que gosta de clima frio. No Brasil, é mais comum encontrar cerejeiras na região sul do país, mas a maioria da fruta consumida aqui vem de fora.
Pequena e redonda, a cereja tem textura macia e sabor que varia do doce ao levemente ácido, e contém uma semente no centro. Ela contém fibras, flavonoides, vitamina C, luteína, zeaxantina, Vitamina A e betacarotenos, que são nutrientes e compostos bioativos com propriedades antioxidantes, laxativas e anti-inflamatórias. Dessa forma, a cereja ajuda na prevenção do envelhecimento precoce e do surgimento de doenças cardiovasculares, além de autuar no controle do diabetes e na manutenção da saúde dos intestinos e olhos.
A fruta pode ser consumida in natura – que é a melhor opção – ou em pratos doces e salgados, sendo muito popular o preparo das cerejas em calda, usadas na confeitaria para a fabricação de bolos e doces. É possível, ainda, encontrar bebidas à base da fruta, como licores e sucos.
Cuidado! Não vá confundir aquela cereja em calda que vende no mercado com a cereja in natura! Em alguns casos, aquelas bolinhas vermelhas em calda de açúcar nem são cerejas de verdade, mas um preparado que imita a fruta. E mesmo a cereja em calda real tem alta quantidade de açúcar, então, melhor evitar.
Ah, a cereja fresca é uma ótima pedida para a dieta: cada porção de 100 gramas tem, em média, 60 calorias!!!! Então, aproveite a estação e aprecie essa frutinha tão boa para a saúde!
Isolda Vasconcelos, nutricionista*.
Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.
*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.
Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.
Veja também