Notícias de saúde

Tromboembolismo podem ocorrer até 180 dias após cirurgia de câncer

24 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). O tromboembolismo venoso (TEV) é uma das principais causas de morbidade e mortalidade evitáveis após cirurgia de câncer. Eventos de tromboembolismo venoso que são significativos o suficiente para exigir readmissão hospitalar são potencialmente fatais, mas os dados sobre a frequência desses eventos além do período pós-operatório de 30 dias permanecem pouco conhecidos.

Em estudo publicado na revista JAMA Surgery buscou-se determinar as taxas, resultados e fatores preditivos de readmissões por TEV até 180 dias após cirurgias complexas de câncer, usando um conjunto de dados nacional.

Neste estudo de coorte de 126.104 pacientes do Nationwide Readmissions Database que tiveram tromboembolismo venoso, as taxas de readmissão associada ao tromboembolismo venoso em 30, 90 e 180 dias foram de 0,6%, 1,1% e 1,7%, respectivamente.

Portanto, as readmissões relacionadas ao tromboembolismo venoso após cirurgia complexa de câncer continuam a aumentar bem além de 30 dias após a cirurgia; essas readmissões variam de acordo com o tipo de operação e estão associadas a mortalidade e custo significativos.

Fonte: JAMA Surgery. DOI: 10.1001/jamasurg.2021.7126.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários