Notícias de saúde

Uso precoce de maconha pode resultar em alterações no cérebro

23 de março de 2016 (Bibliomed). Os adolescentes mais jovens que fumam maconha evoluem com diferenças em seus cérebros em relação aos cérebros daqueles que começam a usar maconha mais tarde em suas vidas, relata um novo estudo.

O uso precoce de maconha pode alterar o desenvolvimento do cérebro de um jovem adolescente. Parece obstruir o processo natural pelo qual o corpo elimina os neurônios desnecessários e conexões sinápticas, os pesquisadores relataram.

A equipe de pesquisa analisou exames de ressonância magnética de 42 usuários pesados de maconha, incluindo 20 usuários considerados de "início precoce", porque eles começaram a usar a droga antes dos 16 anos. Todos os voluntários do estudo começaram a usar maconha durante a adolescência, e continuaram durante toda a vida adulta. Todos eles relataram o uso de maconha pelo menos uma vez por semana.

Neste estudo, a ressonância magnética revelou que os usuários de início precoce tinham a região do córtex cerebral mais espessa, menos vilosidades e menos contraste entre as substâncias branca e cinzenta do cérebro, em comparação com pessoas que iniciaram o hábito de maconha com 16 anos ou mais.

Segundo os autores, a diferença em associação com o uso de maconha foi marcante entre os dois grupos. Também parecia que o mais marijuana a pessoa usava, mais o desenvolvimento do cérebro era afetado.

O estudo foi publicado na revista Developmental Cognitive Neuroscience.

Fonte: December 2015, Developmental Cognitive Neuroscience

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários