Notícias de saúde

Dietas com baixo teor de carboidratos ou de gorduras: qual a melhor para emagrecer?

7 de novembro de 2014 (Bibliomed). Muitas assertivas foram feitas a respeito da superioridade de um tipo ou outro de dieta para levar à perda de peso. Entretanto, ainda não se pode afirmar qual é a melhor dieta. Assim, uma recente revisão literária foi realizada para determinar os resultados de perda de peso por dietas populares baseadas no tipo de dieta (composição de macronutrientes) e seu nome.

Entre os 59 artigos elegíveis existiam 48 ensaios aleatorizados (incluindo 7.286 indivíduos) e, em comparação com nenhuma dieta, a maior perda de peso foi associada a dietas de baixo consumo de carboidrato e dietas com baixo teor de gordura. Diferenças de perda de peso entre as dietas individuais foram mínimas. Entre 6 e 12 meses de seguimento, a influência do apoio comportamental e dos exercícios levou a uma maior perda de peso.

O estudo, publicado na revista JAMA (Journal of the American Medical Association), concluiu que uma perda de peso significativa foi observada com qualquer dieta pobre em carboidratos ou em gordura, e que as diferenças encontradas nos resultados entre as dietas individuais para perda de peso foram pequenas.

Fonte: JAMA. 2014;312(9):923-933

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários