Notícias de saúde

Quais as dietas mais saudáveis para o coração?

30 de novembro de 2023 (Bibliomed). A American Heart Association (AHA) classificou as dietas estilo DASH e mediterrânea como as mais saudáveis de acordo com suas diretrizes, enquanto as com baixo teor de carboidratos, como South Beach, Paleo e cetogênica, foram classificadas como baixas depois que seus pesquisadores as estudaram.

Os pesquisadores da AHA realizaram uma pesquisa dietética sobre as diferentes dietas com base em 10 fatores-chave que melhoram a saúde cardiometabólica, com ênfase na limitação de gorduras não saudáveis e redução do excesso de carboidratos. As diretrizes também buscam otimizar a saúde cardiovascular e metabólica geral e limitar os riscos de outras condições de saúde, como diabetes tipo 2 e obesidade, que podem resultar do consumo excessivo de carboidratos processados e bebidas açucaradas. Ambos estão associados ao aumento do risco de doença cardiovascular.
A Dietary Approaches to Stop Hypertension, ou DASH, dieta enfatiza vegetais, frutas, grãos integrais, legumes, nozes e sementes, bem como laticínios com baixo teor de gordura e carnes magras e aves, peixes e óleos não tropicais. A associação disse que as dietas nórdica e báltica seguem padrões alimentares semelhantes.

Os autores do estudo disseram que a dieta de estilo mediterrâneo ficou logo abaixo da dieta DASH. Limita os produtos lácteos, enfatizando vegetais, frutas, grãos integrais, legumes, nozes e sementes, peixes gordurosos e azeite de oliva extravirgem. Também promove o consumo moderado de vinho tinto.

A dieta que a associação do coração classificou como mais baixa incluiu um regime cetogênico com muito baixo teor de carboidratos, que limita a ingestão de carboidratos a menos de 10% das calorias diárias. A popular dieta Atkins, dietas cetogênicas e cetogênicas bem formuladas se enquadram nessa categoria.

Classificado apenas um pouco melhor do que as dietas do tipo ceto são dietas com baixo teor de carboidratos que limitam os carboidratos a 30% a 40% da ingestão total de calorias, que inclui as dietas de South Beach e Zone e dietas semelhantes de baixo índice glicêmico. As dietas Paleolíticas, ou Paleo, que excluem grãos integrais e refinados, legumes, óleos e laticínios, também tiveram uma classificação baixa.

A dieta revisada com classificação mais alta após o DASH e a dieta mediterrânea incluía uma dieta vegetariana ou que incluía apenas o consumo de peixe, a dieta ovolacteovegetariana, e a vegana. Em seguida, estavam as dietas que limitavam a ingestão de gordura a menos de 30% do total de calorias: o plano alimentar volumétrico e o plano de mudança terapêutica do estilo de vida. Em seguida, estavam as dietas que limitavam a ingestão de gordura a menos de 10% do total de calorias, o que inclui as dietas Ornish, Esselstyn, Pritikin, McDougal e Physicians Committee for Responsible Medicine.

A saúde cardiometabólica refere-se a um grupo de fatores que afetam o metabolismo (os processos do corpo que quebram os nutrientes dos alimentos e constroem e reparam os tecidos para manter a função normal) e o risco de doenças cardíacas e vasculares. Esses fatores incluem glicose no sangue, colesterol e outros lipídios, pressão arterial e peso corporal. Embora níveis anormais de um fator possam aumentar o risco de doença cardíaca, anormalidades em mais de um fator aumentam ainda mais o risco e de doenças mais graves.

Fonte: Circulation. DOI: 10.1161/CIR.0000000000001146.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários