Notícias de saúde

Dieta com baixo teor de carboidratos pode permitir que diabéticos tipo 2 reduzam a medicação

08 de julho de 2025 (Bibliomed). Uma dieta com baixo teor de carboidratos pode ajudar adultos com diabetes tipo 2 a obter melhor controle do açúcar no sangue e possibilitar a redução da medicação para diabetes, sugere um estudo realizado na Universidade do Alabama em Birmingham, nos Estados Unidos.

Em comparação com uma dieta rica em carboidratos, a ingestão restrita de carboidratos melhorou a função das células beta comprometidas no pâncreas durante o estudo de 12 semanas. As células beta produzem e liberam insulina, o hormônio que regula o açúcar no sangue.

Os pesquisadores observaram que as respostas iniciais das células beta dos participantes da dieta com baixo teor de carboidratos melhoraram duas vezes mais do que as daqueles na dieta com alto teor de carboidratos. Ao comparar os participantes por cor da pele, eles descobriram que adultos negros na dieta com baixo teor de carboidratos tiveram uma melhora média 110% maior do que adultos negros na dieta com alto teor de carboidratos.

Enquanto isso, os pesquisadores observaram que adultos brancos na dieta com baixo teor de carboidratos tiveram uma melhora média 48% maior do que adultos brancos na dieta com alto teor de carboidratos. Pesquisadores coletaram dados de 57 adultos brancos e negros com diabetes tipo 2. Metade dos participantes consumiu uma dieta com baixo teor de carboidratos, enquanto a outra metade seguiu uma dieta rica em carboidratos e revisou a função das células beta e a secreção de insulina no início do estudo e após 12 semanas. Todos os participantes receberam suas refeições durante o estudo. Pessoas na dieta com restrição de carboidratos consumiram 9% de carboidratos e 65% de gordura, enquanto aquelas na dieta rica em carboidratos consumiram 55% de carboidratos e 20% de gordura.

Entre os pacientes que ainda precisaram de medicamentos estavam aqueles com risco de doença cardiovascular, insuficiência cardíaca ou doença renal crônica.

Fonte: Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. DOI: 10.1210/clinem/dgaf324.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários