Notícias de saúde

Toda dieta com pouco carboidrato é igual?

27 de março de 2024 (Bibliomed). Novas pesquisas oferecem ainda mais evidências de que vegetais, grãos integrais e laticínios com baixo teor de gordura são bons para você a longo prazo. Em um estudo realizado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, os pesquisadores analisaram dietas pobres em carboidratos e fornece uma visão de como essas podem afetar a saúde ao longo dos anos, especialmente no controle do peso a longo prazo.

No estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 123 mil adultos saudáveis que fizeram parte de grandes pesquisas entre 1986 e 2018. Os participantes relataram suas dietas e pesos a cada quatro anos e foram pontuados com base na adesão a cinco tipos de dieta baixa em carboidratos. Eles incluíam aqueles baseados em proteínas animais, proteínas vegetais e aqueles que enfatizavam proteínas animais, gorduras prejudiciais à saúde e grãos processados.

Regimes de baixo teor de carboidratos ricos em proteínas, gorduras e carboidratos de fontes saudáveis e vegetais foram associados a um ganho de peso mais lento a longo prazo.

Os participantes que seguiram regimes alimentares com baixo teor total de carboidratos ou baseados em animais ganharam mais peso, em média, do que aqueles que seguiram um plano alimentar saudável com baixo teor de carboidratos ao longo do tempo.

Estas ligações foram mais fortes para os participantes com excesso de peso ou obesidade, com menos de 55 anos e/ou menos ativos fisicamente.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.49552.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários