Tuberculose mata quase cinco mil pessoas por ano no Brasil | Blog de Boa Saúde

Tuberculose mata quase cinco mil pessoas por ano no Brasil

Comentar

Saúde da família

destaque_alergiaEm 24 de março é comemorado o Dia mundial de Combate á Tuberculose. Apesar de ter tratamento completo oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), todos os anos são registrados cerca de 70 mil novos casos e 4,5 mil mortes decorrentes da doença no Brasil.

A tuberculose é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a doença infecciosa mais mortal do mundo, e consiste em uma inflamação bacteriana no pulmão, podendo afetar, também, outros órgãos como pleura e rins, que tem como sintomas a febre constante, tosse prolongada, cansaço excessivo, falta de apetite e, nos casos mais graves, tosse com sangue e pus. A transmissão ocorre por contato com a saliva infectada.

Apesar de grave, a doença é tem tratamento que pode durar por até seis meses. Contudo, é importante que o tratamento seja realizado até o final, apesar de nas primeiras semanas o paciente obter melhoras significativas.  O não tratamento correto pode fazer com que o bacilo da tuberculose se torne mais resistente, e o novo tratamento pode durar de nove meses a um ano. O percentual de cura completa quando o tratamento é realizado completamente é de 88%.

Fonte: Press Release, 21 de março de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>