Antibióticos não são eficazes no tratamento de eczema em crianças

Comment

Saúde do bebe e da criança

destaque_crianca-birraEstudo apresentado no American Academy of Dermatology 2017 Annual Meeting, que ocorreu de 03 a 07 de março em Orlando, Estados Unidos, mostrou que os antibióticos não são eficazes no tratamento de casos leves de eczema em crianças.

Eczema é uma condição comum da pele que afeta uma em cada cinco crianças no Reino Unido. Casos particularmente ruins de eczema são chamados flares, e muitas vezes são tratados com antibióticos. No entanto, um novo estudo chamado CREAM, descobriu que os antibióticos podem não ser eficazes no tratamento de casos leves de eczema.

Os pesquisadores analisaram dados de 113 crianças com eczema não-severa que foram submetidas a tratamentos oral e tópico à base de antibióticos ou com tratamento a base de esteroides e hidratantes.

Os resultados não mostraram diferença significativa entre as crianças tratadas com antibióticos e as tratadas com cremes e hidratantes esteroides. Crianças tratadas com corticosteroides tópicos e hidratantes tiveram resolução rápida dos sintomas.

De acordo com os resultados, mesmo se houver sinais de infecção, crianças com eczema mais suave provavelmente tirarão pouco benefício do uso de antibióticos, além de o seu uso poder promover a resistência e alergia ou sensibilização da pele. Proporcionar ou intensificar a potência de corticosteroides tópicos e emolientes deve ser o foco principal no cuidado de eczema suave.

Fonte: American Academy of Dermatology 2017 Annual Meeting, 03 a 07 de março, Orlando, Estados Unidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *