Cirurgia bariátrica pode ser eficaz no tratamento do diabetes em pacientes com sobrepeso

2 Comentários

Saúde da mulher Saúde do homem

mulher_gordaA cirurgia bariátrica é indicada para pacientes com obesidade mórbida ou com obesidade associada a alguma comorbidade. Entre essas, pode-se citar diabetes tipo 2 e hipertensão. Agora, pesquisadores debatem a eficácia da cirurgia em pacientes com sobrepeso para a prevenção dessas doenças.

Durante o 76th Congresso da Associação Americana de Diabetes, que ocorreu em maio, nos Estados Unidos, 45 sociedades internacionais concordaram que a cirurgia pode ter uma indicação mais ampla do que a adotada hoje em dia, sendo utilizada, também, em pessoas com índice de massa corporal (IMC) acima de 25, considerado sobrepeso, e que apresentem comorbidades relacionadas ao excesso de peso.

Essa é a primeira diretriz discutida para a recomendação da cirurgia como tratamento para pessoas em início de obesidade e que não respondem aos tratamentos convencionais. Essa prática seria eficiente, principalmente, em casos de diabetes.

Vários estudos corroboram a recomendação, entre eles um da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, que mostrou que, após cinco anos, 88% dos pacientes que foram submetidos à cirurgia bariátrica conseguiram controlar o diabetes tipo 2 sem o uso de insulina.

Contudo, entre os especialistas brasileiros, a prática sugerida é controversa. Apesar de reconhecerem que o procedimento cirúrgico pode ser uma alternativa para pacientes diabéticos e obesos grau 1 (IMC entre 30 e 35 kg/m²), ainda são necessários mais estudos que comprovem com clareza qual o perfil do paciente que pode ser submetido ao procedimento, além dos possíveis efeitos colaterais e desfechos de doenças cardiovasculares e mortalidade.

Fonte: Saúde!Brasileiros, 16 de junho de 2016

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>