A duração do seu ciclo menstrual mensal pode fornecer pistas sobre a gravidade dos sintomas que a mulher experimentará durante a menopausa e quando ela começará, sugere uma nova pesquisa da Harvard Medical School e do Brigham and Women’s Hospital, ambos nos Estados Unidos.
O estudo envolveu mais de 600 mulheres e mostrou que as mulheres com ciclos menstruais curtos (menos de 25 dias) durante seus anos reprodutivos eram propensas a experimentar mais sintomas da menopausa. Elas também eram mais propensas a iniciar a menopausa mais cedo do que as mulheres com ciclos menstruais normais (26 a 34 dias).
A menopausa pode causar ondas de calor, depressão, ansiedade, alterações no pensamento e distúrbios do sono. Os pesquisadores disseram que os fatores de risco usuais para esses sintomas incluem idade e etnia, bem como fatores de estilo de vida, como peso, tabagismo e atividade física. Mulheres com ciclos curtos também eram mais propensas a ter problemas de sono na meia-idade, desconforto cardíaco e sintomas depressivos. Essas mulheres também tiveram bebês mais pesados.
Fonte: Menopause. DOI: 10.1097/GME.0000000000002042.