‘Enjoo matinal’ em gestantes pode ocorrer a qualquer hora do dia

Comment

Saúde da mulher

Como muitas mulheres grávidas podem infelizmente atestar, as náuseas e vômitos conhecidos como ‘enjoo matinal’ podem ocorrer a qualquer hora do dia. Em um novo estudo, pesquisadores britânicos analisaram diários mantidos por 256 mulheres desde o dia em que souberam que estavam grávidas até o 60º dia de gravidez.

Embora o vômito fosse mais comum entre 7h e 13h, a náusea provavelmente durava o dia todo. E muitas mulheres relataram vômitos até tarde da noite. O horário mais comum para náuseas e vômitos foi das 9h às 10h, quando 82% sentiram náuseas e 29% vômitos.

Cerca de 94% das mulheres tiveram um sintoma ou outro durante o estudo, e 58% experimentaram ambos. Ao comparar os sintomas nas primeiras sete semanas de gravidez, os pesquisadores descobriram que as chances de náuseas e vômitos aumentaram. A probabilidade de náusea foi maior nas semanas cinco a sete e vômitos na semana sete. O estudo examinou apenas as primeiras sete semanas.

De acordo com os pesquisadores, algumas gestantes podem sentir que, ao enjoar à tarde, algo esteja errado com sua gravidez, o que não é verdade. Além disso, os pesquisadores ressaltam que algumas mulheres que apresentam enjoos graves acham que o termo “enjoo matinal” soa como uma banalização da condição, uma vez que náuseas e vômitos na gravidez podem ter um impacto negativo significativo nas vidas dessas mulheres, causando depressão, sentimentos de incapacidade de cuidar a família e perda de tempo com trabalho remunerado.

Caso muito grave de náuseas e vômitos na gravidez é chamada de hiperêmese gravidar, é a causa mais comum de internação no primeiro trimestre da gravidez.

Fonte: British Journal of General Practice. DOI: 10.3399/bjgp20X710885.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *