Artigos de saúde

Depressão pós-parto

© Equipe Editorial Bibliomed

Neste artigo:

- O que é?
- Causas
- Sintomas
- Diagnóstico e tratamento

O que é?

O nascimento de um filho é um momento aguardado por muitas mulheres, contudo, o puerpério (período após o parto) pode ser difícil para muitas, podendo, em alguns casos, evoluir para a chamada depressão pós-parto. Esta é uma condição de tristeza profunda e falta de esperança que acontece após o nascimento do bebê, e que pode afetar o vínculo da mãe com o recém-nascido, especialmente no que se refere ao aspecto afetivo.

Em casos raros, a situação pode se complicar e evoluir para uma forma mais agressiva e extrema da depressão, conhecida como psicose pós-parto. Nestes casos, a mãe pode apresentar sintomas como delírios e alucinações, insônia, agitação, confusão mental e raiva. Ela é mais comum em mulheres que já apresentam transtornos psiquiátricos, como a bipolaridade.

Existe ainda um fenômeno chamado Baby Blues, que é a condição na qual a mulher desenvolve um estado brando de tristeza, melancolia e alterações de humor logo após o parto, mas que cessa de maneira espontânea em cerca de duas semanas e não precisa de tratamento profissional.

Causas

Não existe uma única causa conhecida para depressão pós-parto, podendo estar associada a fatores físicos, emocionais e de estilo e qualidade de vida. Mulheres com histórico de transtornos mentais são mais propensas a desenvolverem depressão pós-parto, mas, de forma geral, a principal causa é o desequilíbrio hormonal que afeta o corpo em decorrência do término da gravidez.

Fatores como isolamento e falta de apoio familiar e do parceiro, privação de sono, má-alimentação, sedentarismo e vício em álcool e drogas também podem contribuir para o aumento das chances de desenvolver depressão pós-parto.

Sintomas

Os sintomas da depressão pós-parto variam de uma mulher para outra, mas os mais comuns incluem tristeza profunda e cansaço extremos, ansiedade e excesso de preocupação, vontade de se isolar e de não conviver ou cuidar do bebê, isso seguido de um sentimento de menos valia e de culpa, além a dificuldade para se concentrar e tomar decisões, e em casos mais graves, a vontade de prejudicar ou fazer mal ao bebê ou a si própria. A depressão pós-parto pode se iniciar logo após o nascimento ou aparecer alguns meses depois. Geralmente, os sintomas aparecem nas três primeiras semanas após o parto.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito com base na observação clínica dos sintomas e no tempo em que se manifestam. Por isso, é importante que a rede de apoio da mulher preste atenção em seu comportamento.

O tratamento varia conforme a severidade da depressão, podendo incluir psicoterapia e uso de medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos. É importante buscar ajuda profissional, e nunca recorrer à automedicação, principalmente se a mulher estiver amamentando, uma vez que o uso de medicamentos pode afetar o leite materno.

Copyright © Bibliomed, Inc.