Notícias de saúde

Histórico familiar de transtornos psiquiátricos é forte fator de risco para depressão pós-parto

09 de maio de 2023 (Bibliomed). As evidências atuais sobre a associação entre história familiar de transtornos psiquiátricos e depressão pós-parto são inconsistentes; estudos familiares identificaram risco familiar de depressão pós-parto, enquanto revisões sistemáticas e revisões abrangentes, compilando todos os fatores de risco para depressão pós-parto, muitas vezes não o fizeram.

Um novo estudo publicado na revista JAMA Psychiatry investigou a associação entre história familiar de transtornos psiquiátricos e risco de desenvolver depressão pós-parto em até 12 meses após o parto.

Nesta revisão sistemática e metanálise composta por 26 estudos de 5 continentes totalizando 100.877 mulheres, o risco de desenvolver depressão pós-parto foi quase duas vezes maior entre mães que tinham histórico familiar de transtornos psiquiátricos em comparação com mães sem histórico familiar.

Assim, o estudo concluiu que a história familiar de transtornos psiquiátricos é um forte fator de risco para depressão pós-parto, que idealmente pode ser identificada por meio de autorrelato já durante a gravidez, possibilitando ações preventivas oportunas e direcionadas.

Fonte: JAMA Psychiatry. DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2022.2400.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários