Notícias de saúde

Novo método de estimulação cerebral pode ajudar a aliviar a depressão

04 de fevereiro de 2026 (Bibliomed). Um novo tipo de estimulação cerebral não invasiva pode ajudar pessoas com depressão moderada a grave a se sentirem melhor mais rapidamente do que com os tratamentos convencionais, afirmam pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos.

O método, chamado estimulação transcraniana por corrente contínua de alta definição (HD-tDCS), utiliza pequenos eletrodos no couro cabeludo para fornecer correntes elétricas suaves a partes específicas do cérebro envolvidas na regulação do humor.

No estudo, 71 adultos com depressão grave foram aleatoriamente designados para receber HD-tDCS ativa ou um tratamento simulado durante 20 minutos por dia, ao longo de 12 dias úteis. Os resultados mostraram que o grupo que recebeu tratamento real apresentou uma queda maior nos índices de depressão em comparação com o grupo de controle. Em média, os índices de depressão diminuíram quase oito pontos no grupo ativo, em comparação com cerca de seis pontos no grupo placebo.

O estudo observou que os pacientes que receberam HD-tDCS também apresentaram maior probabilidade de alcançar a remissão, com 39,5% relatando sintomas muito leves, em comparação com 13,3% no grupo placebo.

A terapia foi segura e bem tolerada, apresentando apenas efeitos colaterais leves, como vermelhidão na pele ou sensação de queimação. É importante destacar que as melhorias no humor ocorreram após apenas seis dias de tratamento – mais rápido do que muitos medicamentos ou terapias de conversa, que podem levar semanas para fazer efeito.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2025.31189.

Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários