Notícias de saúde
03 de fevereiro de 2026 (Bibliomed). A cirurgia de catarata geralmente é realizada em duas etapas, sendo um olho por vez, com os procedimentos agendados com semanas ou meses de intervalo. Contudo, estudo realizado no Moorfields Eye Hospital NHS Foundation Trust, no Reino Unido, mostrou que a cirurgia em ambos os olhos de uma só vez funciona tão bem quanto a cirurgia tradicional e não parece interferir na capacidade dos pacientes de se cuidarem sozinhos em casa depois do procedimento.
A cirurgia de catarata é necessária quando o cristalino do olho fica opaco, causando visão turva e perda da visão. A catarata geralmente ocorre em ambos os olhos. A cirurgia de catarata envolve a substituição da lente opaca por uma lente artificial que pode ser monofocal ou multifocal, como uma lente de óculos.
No estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 5.800 pacientes submetidos a um total de 11.620 procedimentos oculares. Todas as cirurgias foram realizadas no Moorfields Private Eye Hospital, no Reino Unido. Eles descobriram que 85% dos pacientes que receberam lentes multifocais e 70% dos que receberam lentes monofocais em ambos os olhos no mesmo dia alcançaram visão 20/20 ou melhor. Em comparação, os pesquisadores descobriram que 77% das pessoas que fizeram cirurgia de catarata em dois dias diferentes alcançaram visão 20/20 ou melhor.
Os resultados também mostram que a precisão da prescrição foi semelhante entre aqueles que fizeram a cirurgia no mesmo dia e aqueles que adiaram o segundo procedimento. Para os pacientes e para o hospital, essa abordagem oferece ganhos potenciais de eficiência, incluindo redução do tempo de espera, reabilitação visual mais rápida e menos consultas, além de custos gerais mais baixos, tudo isso sem comprometer os resultados para o paciente.
Fonte: European Society of Cataract & Refractive Surgeons Congress (ESCRS 2025).
Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.
Veja também