Notícias de saúde

EUA aprova novo medicamento contra depressão pós-parto

07 de agosto de 2023 (Bibliomed). O U.S. Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, aprovou na última sexta-feira (04/08) um novo medicamento baseado em hormônios para tratar a depressão pós-parto. Chamado de zuranolona, o medicamento é o primeiro tratamento oral aprovado pela FDA projetado para tratar a depressão pós-parto.

A depressão pós-parto é uma condição séria e potencialmente fatal em que as mulheres sentem tristeza, culpa, inutilidade - mesmo em casos graves, pensamentos de prejudicar a si mesmas ou a seus filhos. E, como a depressão pós-parto pode interromper o vínculo mãe-bebê, ela também pode ter consequências para o desenvolvimento físico e emocional da criança.

Ao contrário dos antidepressivos típicos, que levam tempo para acumular e fazer efeito, a zuranolona é projetada para funcionar rapidamente e ser tomada por um curto período de tempo, permitindo que novas mães tratem rapidamente a depressão pós-parto.

A medicação é baseada em alopregnanolona, que é um subproduto da progesterona. Quando uma mulher está grávida, seu corpo produz uma grande quantidade de progesterona, que pode falhar após o nascimento. Acredita-se que a rápida diminuição dos níveis de progesterona contribua para a depressão pós-parto.

Segundo a FDA, a zuranolona deve ser tomada na dose recomendada de 50mg à noite com uma refeição gordurosa por 14 dias. A embalagem do medicamento exibirá avisos de que ele pode interferir na capacidade de uma pessoa dirigir ou realizar tarefas arriscadas. Os efeitos colaterais comuns incluem diarreia, tontura, fadiga, sonolência, infecções do trato urinário e resfriado comum.

Fonte: U.S. Food and Drug Administration. August 04, 2023.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários