Notícias de saúde

Anticoncepcionais hormonais podem aumentar risco de depressão pós-parto?

22 de dezembro de 2023 (Bibliomed). A depressão associada à contracepção hormonal (CH) prévia está associada a um risco maior de depressão pós-parto, em comparação com a depressão prévia não associada ao uso de CH?

A sensibilidade hormonal pode contribuir para o risco de depressão em algumas mulheres, como observado durante as fases pré-menstrual, pós-parto e perimenopausa e ao iniciar a contracepção hormonal (CH). No entanto, existem poucas evidências para apoiar que tais episódios depressivos estejam ligados ao longo da vida reprodutiva.

Estudo recentemente publicado teve como objetivo determinar se a depressão prévia associada ao início da CH está associada a um risco maior de depressão pós-parto (DPP) do que a depressão prévia não associada ao início da CH.

Este estudo de coorte usou dados do registro de saúde dinamarquês coletados de 1º de janeiro de 1995 a 31 de dezembro de 2017 e analisados de 1º de março de 2021 a 1º de janeiro de 2023. Todas as mulheres que vivem na Dinamarca nascidas após 1978 com seu primeiro parto entre 1º de janeiro de 1996 e 30 de junho de 2017 foram elegíveis para inclusão; 269.354 atenderam a esses critérios. As mulheres foram então excluídas se nunca tivessem usado CH ou se tivessem um episódio depressivo antes de 1996 ou nos 12 meses anteriores ao parto.

Nos achados do estudo de 188.648 mães primíparas, a depressão prévia após o início da CH foi associada a um maior risco de depressão pós-parto do que a depressão prévia não associada ao início da CH.

As descobertas do estudo sugerem que a depressão associada ao uso de CH pode indicar suscetibilidade à depressão pós-parto, e fornecer evidências de uma ligação entre episódios depressivos com possíveis contribuições hormonais, além de indicar a existência de um subgrupo de mulheres sensíveis a transições hormonais ao longo de sua vida reprodutiva.

Fonte: JAMA Psychiatry. DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2023.0807.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários