Artigos de saúde

Auto anticorpos

Material a ser analisado: sangue extraído da veia do braço

Objetivo do exame: Avaliar e medir o nível dos auto anticorpos, para ajudar no diagnóstico das doenças auto imunes, assim como acompanhar o desenvolvimento destas patologias.

Confiabilidade do exame: A presença de auto anticorpos nem sempre coincide com a existência de doença.

Tempo necessário para obter o material: 5 minutos.

Preparação do paciente: nenhuma preparação é necessária.

Tempo necessário para obter resultados: entre 1 a 7 dias.

Técnica utilizada: A presença de auto anticorpos, diagnosticados através de técnicas de imunofluorescencia, ou por métodos de ELISA, mede a quantidade de anticorpos que o organismo do paciente fabrica, contra seus próprios tecidos.

Valores normais: ausência de auto anticorpos.

Valores aumentados: Além de serem encontrados nos pacientes afetados por problemas auto imunes, os auto anticorpos podem estar presentes em pessoas adultas, com mais de 60 anos, e algumas vezes em pacientes mais jovens.

Geralmente este exame demonstra a presença isolada ou conjunta de:

Anticorpos antinucleares (ANA) : Podem estar presentes em doenças autoimunes, particularmente no lupus eritematoso sistémico (LES), na esclerodermia, ou na síndrome de Sjögren, na polimiositis, e também em certos tipos de hepatite crônicas que estejam em atividade.

Anticorpos antiDNA : Podem estar presentes no lupus, mas normalmente não estão presentes em outras doenças autoimunes e, geralmente, diminuem seu nível, quando o tratamento do lupus obtém êxito.

Anticorpos antifosfolipídicos: Podem ser encontrados no lupus e em outras patologias, como as que estão associadas a alterações dos fatores de coagulação e também em abortos.

Anticorpos antimúsculo liso: Podem estar presentes na hepatite crônica ativa. Os exames deste tipo destingem entre este tipo de hepatite e outras formas de doenças hepáticas.

Anticorpos antimitocondriais: Podem estar presentes na maioria dos casos de cirrose biliar primaria e raramente em outros tipos de doenças crônicas do fígado.

Fator reumatóide freqüentemente encontrado no sangue e líquidos intra-articulares de pacientes com artrite reumatóide.

Alguns medicamentos que podem alterar os resultados:

alfametildopa
clorpromazina
hidantoina
hidralazina
isoniazida
procainamida e quinidina (mesmo depois de ter deixado de tomá-los após vários meses). Estes medicamentos podem produzir resultados falso positivos, aumentando a produção de anticorpos antinucleares (ANAs).