Notícias de saúde
15 de agosto de 2025 (Bibliomed). Pessoas que vão parar no pronto-socorro após usar alucinógenos têm mais que o dobro de chances de morrer em poucos anos, sugere estudo realizado na University of Ottawa, no Canadá. Usuários de psicodélicos tratados em um hospital têm 2,6 vezes mais probabilidade do que a média das pessoas de morrer por qualquer causa dentro de cinco anos. Eles tinham mais probabilidade de morrer por suicídio, câncer, doença pulmonar e overdose em comparação ao público em geral.
O uso de alucinógenos como cetamina, psilocibina, LSD, ayahuasca e ecstasy aumentou rapidamente desde meados da década de 2010, impulsionado por ensaios clínicos que apoiam seu uso potencial no tratamento de transtornos mentais e uso de substâncias.
Para o novo estudo, os pesquisadores analisaram registros de visitas ao pronto-socorro ou hospitalizações entre mais de 11,4 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que vivem em Ontário, Canadá, de 2006 a 2022. No geral, os pesquisadores descobriram um risco 2,6 vezes maior de morte prematura entre pessoas que precisaram de tratamento após usar um alucinógeno. O risco foi ainda maior (3,2 vezes) depois que os pesquisadores excluíram pessoas com transtornos mentais ou uso de substâncias.
Pessoas que necessitaram de cuidados devido ao uso de alucinógenos também apresentaram riscos aumentados relacionados a causas específicas de morte: 5,2 vezes maior risco de suicídio; risco 2,9 vezes maior de câncer; risco 2,5 vezes maior de doença pulmonar; risco de overdose 2 vezes maior. Esses riscos foram maiores do que aqueles de pessoas que procuraram atendimento hospitalar por consumo de álcool, mas menores do que aqueles de pessoas que precisaram de atendimento por uso de opioides ou estimulantes.
De acordo com os pesquisadores, psicodélicos podem aumentar o risco de suicídio se forem usados fora do ambiente clínico. Pessoas que tomam alucinógenos também podem estar propensas a tomar outras drogas, aumentando o risco de overdose. Além disso, eles acrescentaram que as pessoas que precisavam de cuidados hospitalares por uso de alucinógenos tinham maior probabilidade de viver em bairros de baixa renda, de ter sido moradores de rua, de ter problemas crônicos de saúde e de ter sido tratadas por transtornos de saúde mental ou uso de substâncias nos três anos anteriores.
Fonte: Canadian Medical Association Journal. DOI: 10.1503/cmaj.241191.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também