Notícias de saúde

COVID-19 pode fazer com que o corpo ataque os próprios órgãos

16 de julho de 2021 (Bibliomed). A COVID-19 tem sido associada a uma variedade de sintomas inesperados, tanto no momento da infecção quanto por muitos meses depois. Não se compreende totalmente o que causa esses sintomas, mas uma das possibilidades é que o COVID-19 esteja desencadeando um processo autoimune em que o sistema imunológico é mal direcionado para atacar a si mesmo. Os dados iniciais sugerem que a infecção por SARS-CoV-2 pode desencadear complicações autoimunes em longo prazo e há relatos de infecção por SARS-CoV-2 associadas a uma série de doenças autoimunes, incluindo a síndrome de Guillain-Barré.

Um estudo liderado pela Universidade de Birmingham, financiado pelo UK Coronavirus Immunology Consortium, descobriu que muitos pacientes com COVID-19 produzem respostas imunológicas contra os próprios tecidos ou órgãos do corpo.

O estudo, publicado na revista Clinical & Experimental Immunology, investigou a frequência e os tipos de auto anticorpos comuns produzidos em 84 indivíduos que tinham COVID-19 grave no momento do teste ou no período de recuperação após COVID grave -19 e aqueles com doença mais branda que não precisaram ir ao hospital. Esses resultados foram comparados a um grupo de controle de 32 pacientes que estavam em terapia intensiva por outro motivo que não o COVID-19.

O estudo encontrou um maior número de auto anticorpos nos pacientes COVID-19 do que no grupo de controle e que esses anticorpos duraram até seis meses. Os pacientes não COVID exibiram um padrão diversificado de auto anticorpos; em contraste, os grupos COVID-19 tinham um painel mais restrito de auto anticorpos, incluindo pele, músculo esquelético e anticorpos cardíacos. Os autores também descobriram que aqueles com COVID-19 mais grave eram mais propensos a ter um auto anticorpo circulante.

Fonte: Clinical & Experimental Immunology. DOI: 10.1111/cei.13623.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários