Artigos de saúde

Estimulação Precoce em Crianças com Dificuldades Psicomotoras

A estimulação precoce favorece o desenvolvimento de crianças com dificuldades psicomotoras. Conhecer seus princípios e aplicações permite uma melhor adaptação ao seu meio social.

O que é?
- É um conjunto de atividades destinadas a crianças que têm ou correm o risco de ter transtornos psicomotores.

Quais seus objetivos básicos?
- Potencializar e favorecer as possibilidades físicas, intelectuais e afetivas da criança.
- Promover a integração no nível familiar, social e ambiental.

A quem é dirigida?
- Às crianças menores de 6 anos; principalmente àquelas que, nos primeiros três anos, apresentaram alguma deficiência ou atraso no desenvolvimento.

Quais são os fatores que podem alterar o desenvolvimento?
- Pré-natais: genéticos, doenças maternas, etc.
- Perinatais: problemas durante o parto, aspiração de mecônio, etc.
- Pós-natais: infecções, acidentes, abandono.

Em que consiste?
Segundo as necessidades básicas de cada criança, trabalha-se sobre as seguintes áreas:
- Motricidade grossa: desenvolvimento da força, controle do movimento e reconhecimento corporal para que consiga sentar, caminhar, saltar e correr.
- Motricidade fina: utilização das mãos em jogos, atividades cotidianas e futuramente na escrita.
- Integração sensorial: integração do que ouve e vê com a atividade psicomotora.
- Linguaguem: como forma de comunicação.
- Social ambiental: integração no âmbito familiar e na relação com outras pessoas.

Quem realiza?
- Um grupo interdisciplinar formado por pelo menos um médico (pediatra, neurologista ou neuropediatra), um cinesiólogo especializado, um psicólogo e um fonoaudiólogo.
- De acordo com as necessidades da criança podem integrar-se ao grupo psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, professores especiais e enfermeiras. O cinesiólogo se ocupa principalmente em promover a motricidade fina e grossa e a integração sensorial.

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