Notícias de saúde
15 de julho de 2025 (Bibliomed). Em boas notícias para mulheres que lutam contra o câncer de colo do útero localmente avançado, uma nova pesquisa realizada na University College London, na Inglaterra, mostrou que adicionar seis semanas de quimioterapia ao tratamento padrão reduz o risco de morte em 40%. A nova abordagem de tratamento também reduz o risco de retorno ou recidiva do câncer de colo do útero em 35%.
O estudo envolveu 500 pacientes de 32 centros médicos no Brasil, Índia, Itália, México e Grã-Bretanha, que foram divididas aleatoriamente em dois grupos entre 2012 e 2022. Todas tinham câncer de colo do útero localmente avançado, embora nenhuma tivesse tumores que se espalharam para outros órgãos.
O grupo controle recebeu apenas quimiorradioterapia, um tratamento padrão com radiação e o medicamento cisplatina. O grupo experimental recebeu seis semanas de tratamento com carboplatina e quimioterapia com paclitaxel antes de iniciar a quimiorradioterapia.
Os pesquisadores descobriram que 80% das pacientes que receberam um tratamento de curta duração com quimioterapia viveram pelo menos mais cinco anos e 72% não apresentaram recidiva ou disseminação do câncer. No grupo de controle, 72% sobreviveram por pelo menos cinco anos e 64% não apresentaram recidiva ou disseminação do câncer.
Ainda assim, o tratamento teve efeitos colaterais. No estudo, a maioria das pacientes apresentou algum tipo de evento adverso, incluindo fadiga ou fraqueza, problemas gastrointestinais, infecções ou baixa contagem de glóbulos brancos. Eventos graves ou com risco de vida ocorreram em 59% do grupo que recebeu a quimioterapia inicial, em comparação com 48% daquelas que receberam apenas quimiorradioterapia.
Fonte: The Lancet. DOI: 10.1016/S0140-6736(24)01438-7.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também