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Música pode ajudar no desenvolvimento da linguagem em crianças com dificuldades de fala

19 de dezembro de 2023 (Bibliomed). O transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDL) afeta cerca de 3% a 7% da população e envolve compreensão e/ou produção retardada e desordenada da linguagem, que não pode ser atribuída a déficits periféricos ou prejuízos globais em outros domínios cognitivos.

As ligações recentemente relatadas entre ritmo e processamento gramatical abriram novas perspectivas para o uso do ritmo em intervenções clínicas para crianças com transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDL). Pesquisas anteriores usando o paradigma de batidas rítmicas mostraram melhor desempenho em tarefas de linguagem após batidas de ritmos regulares em comparação com condições de controle.

Publicado no npj Science of Learning, um novo estudo foi conduzido no Lyon Neuroscience Research Centre, na França, com 15 crianças falantes de francês com transtorno do desenvolvimento da linguagem e 18 crianças falantes de francês com desenvolvimento típico sem dificuldades de processamento de linguagem, estando as crianças entre cinco e 13 anos de idade. O estudo atual investigou se a preparação rítmica regular também poderia beneficiar a repetição de frases, uma tarefa que requer proficiência em sintaxe complexa - uma área de dificuldade para crianças com TDL.

No estudo, as crianças ouviram música com ritmos regulares e irregulares por 30 segundos antes de serem solicitadas a repetir conjuntos de seis frases com a maior precisão possível, com resultados notáveis. Os pesquisadores descobriram que em todas as crianças - incluindo aquelas com problemas de linguagem - as sentenças eram mais capazes de serem repetidas em voz alta depois que as crianças ouviam os ritmos musicais regulares, em comparação com os ritmos musicais irregulares.

Essa descoberta de que ritmos regulares podem aumentar a repetição de frases é impressionante, considerando que crianças com transtorno de desenvolvimento da linguagem têm dificuldade particular em repetir frases em voz alta, especialmente quando são gramaticalmente complexas, disseram os pesquisadores.

Os pesquisadores usaram ritmos regulares de 120 batidas por minuto em 4/4, para que o ouvinte sentisse a batida duas vezes por segundo. Ritmos irregulares foram criados misturando os ritmos regulares usados para que não fosse possível extrair uma batida.

Esses achados sugerem sobreposição de processamento para ritmo musical e sintaxe linguística, com implicações para o uso de estimulação rítmica para tratamento de crianças com TDL em pesquisa clínica e prática.

Fonte: npj Science of Learning. DOI: 10.1038/s41539-023-00170-1.

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