Artigos de saúde

O Pâncreas na Terceira Idade

As principais doenças do pâncreas são a pancreatite e o câncer. Além disso, tais doenças estão relacionadas ao diabetes. Sua avaliação é feita através de exames laboratoriais (amilase) e pela tomografia computadorizada e pela ressonância nuclear magnética.

A pancreatite é a inflamação do pâncreas. Em geral está relacionada ao alcoolismo e a doenças de vias biliares e pode também ocorrer devido ao uso de determinados medicamentos, como diuréticos. Na forma aguda pode ter evolução grave, levando ao estado de choque e à morte. Na forma crônica o quadro é benigno.

A doença ocorre em qualquer idade, sendo mais grave na 3ª idade. Caracteristicamente se manifesta com dores abdominais intensas, com irradiação para as costas. Há náuseas e vômitos. Freqüentemente há hipotensão arterial e falta de ar. O diagnóstico é clínico, associado a exames laboratoriais (dosagem da amilase no sangue).

Suas principais complicações são a formação de pseudocisto e abscesso no pâncreas. Pode levar a graves distúrbios cardiovasculares e renais. Pode levar ao diabetes.

O tratamento em geral é clínico, sendo que nas formas agudas em geral há necessidade de cuidados intensivos. No pseudocisto de pâncreas e no abcesso o tratamento é cirúrgico.

O câncer de pâncreas é um tipo de câncer que atinge, em sua maioria, idosos (de 70 a 80 anos) principalmente do sexo masculino. Tal doença é grave e com alta mortalidade. Está relacionada com tabagismo, consumo de carne e de gordura animal. Pode levar a tromboflebite, ao diabetes e a distúrbios psiquiátricos.

Manifesta-se com cólicas abdominais, icterícia, perda de peso, diarréia e fraqueza.

A ultra-sonografia abdominal e a tomografia computadorizada são exames fundamentais para o diagnóstico.

O tratamento em geral combina a cirurgia com radioterapia e quimioterapia.

© 2000 BoaSaúde.com