Notícias de saúde

Vacina experimental pode ajudar pacientes com câncer de pâncreas

09 de abril de 2024 (Bibliomed). Pacientes com a forma mais comum de câncer de pâncreas poderiam se beneficiar de uma vacina terapêutica experimental, mostra um pequeno ensaio clínico realizado na

A vacina, chamada ELI-002 por enquanto, é direcionada aos que são conhecidos como tumores sólidos com mutação KRAS. Mais de 90% dos tumores pancreáticos apresentam uma mutação no gene KRAS que pode causar malignidade.

O estudo envolveu 25 pacientes com idade média de 61 anos com câncer de pâncreas ou de cólon. Todos foram submetidos a cirurgias para retirada do tumor e sete também receberam radioterapia.

Os pacientes que foram submetidos a cirurgia para câncer de pâncreas ainda correm risco de recaída da doença, mesmo depois de terminarem a quimioterapia. Os pacientes receberam até 10 doses da vacina ELI-002.

O ELI-002 tem como alvo os gânglios linfáticos dos pacientes, buscando destruir o DNA mutante que pode dar origem a novos tumores. A vacina treina as células T do sistema imunológico para reconhecer e eliminar essas mutações do KRAS.

A vacina pareceu ter o efeito desejado no sistema imunológico: 84% de todos os pacientes apresentaram a resposta esperada das células T e esse número subiu para 100% entre aqueles que receberam todas as 10 doses.

As respostas das células T foram refletidas em biomarcadores reduzidos que apontavam para a presença de tumores e DNA ligado a tumores. Essas mudanças se correlacionaram a uma redução de 86% na recorrência e morte do tumor.

Ocorreram efeitos colaterais como fadiga (24% dos pacientes), reações no local da injeção (16%) e dores musculares (12%), mas nenhum efeito colateral foi suficientemente ruim para justificar a redução das doses.

Fonte: Nature Medicine. DOI: 10.1038/s41591-023-02760-3.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários