Notícias de saúde

Taxas de câncer de pâncreas aumentam, especialmente entre mulheres

08 de agosto de 2023 (Bibliomed). Embora as taxas de câncer de pâncreas estejam aumentando tanto para homens quanto para mulheres, elas estão subindo mais rapidamente entre as mulheres jovens, principalmente entre as negras. É o que indica estudo realizado no Cedars-Sinai Cancer, nos Estados Unidos.

No estudo, os pesquisadores usaram dados do banco de dados do Programa Nacional de Registros de Câncer, que representa aproximadamente 65% da população dos EUA, em pacientes diagnosticados com câncer pancreático entre 2001 e 2018. Eles descobriram que as taxas de câncer pancreático aumentaram entre homens e mulheres.

Mas as taxas entre as mulheres com menos de 55 anos aumentaram 2,4% mais do que as taxas entre os homens da mesma idade. Taxas aumentadas semelhantes foram observadas entre homens e mulheres mais velhos. Já entre as jovens negras, as taxas aumentaram pouco mais de 2% do que entre os jovens negros.

As taxas de adenocarcinoma da cabeça do pâncreas, que é um tipo de tumor especialmente agressivo e mortal situado na cabeça do pâncreas, parecem estar aumentando, de acordo com o estudo.

O trabalho do pâncreas é secretar enzimas e hormônios que ajudam o corpo a digerir os alimentos e processar os açúcares. Ele está localizado logo atrás do estômago. O câncer de pâncreas tem a maior taxa de mortalidade de todos os principais cânceres. É mais comum entre homens do que mulheres.

Perda de peso inexplicável e icterícia podem ser sinais de câncer de pâncreas. Pessoas com esses sintomas devem procurar atendimento médico. A dor abdominal crônica geralmente é um sinal de outra condição.

Fonte: Gastroenterology. DOI: 10.1053/j.gastro.2023.01.022.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários