Notícias de saúde

Diabetes aumenta o risco de câncer no pâncreas

31 de agosto de 2020 (Bibliomed). Os adultos mais velhos com diabetes têm quase três vezes mais probabilidade de desenvolver câncer pancreático do que a população em geral, de acordo com uma análise da Harvard School of Medicine, nos Estados Unidos.

A ligação entre diabetes e câncer de pâncreas aumenta para sete vezes para pessoas com diabetes tipo 3C, relativamente raro, que é causado por doenças pancreáticas, disseram os pesquisadores. As descobertas destacam a ligação entre as doenças e sugerem que o desenvolvimento de diabetes pode ser um precursor precoce para o diagnóstico de câncer.

Até 10% das pessoas com diabetes provavelmente têm tipo 3C, que está ligado à pancreatite - inflamação do órgão - que afeta sua capacidade de ajudar o trato digestivo a processar alimentos, de acordo com uma revisão de 2016 publicada na revista Diabetes, Metabolic Syndrome and Obesity: Targets and Therapy.

A maioria das formas de diabetes faz com que as pessoas com a doença ganhem peso, mas o tipo 3C causa perda de peso devido à incapacidade do pâncreas de quebrar os nutrientes dos alimentos.

Para o estudo, os pesquisadores revisaram os dados de saúde de quase 160.000 participantes no Nurses 'Health Study e no Health Professionals Follow-Up Study. Os participantes do estudo tinham idades entre 40 e 70 anos.

Aqueles com diabetes de início recente tinham um risco três vezes maior de desenvolver câncer de pâncreas em comparação com a população em geral, enquanto aqueles diagnosticados com diabetes no início da vida tinham quase o dobro de probabilidade de serem diagnosticados com câncer.

Adultos com diabetes de longo prazo que experimentaram perda de peso variável de 500g a 2 quilos, um provável precursor do diabetes tipo 3C, tiveram um risco 25% maior de câncer pancreático do que a população em geral.

Pessoas que perderam entre 2,5 a 3,6 quilos após desenvolver diabetes tiveram um risco 33% maior, e aquelas que perderam mais de 3,6 quilos tiveram um risco 92% maior de câncer pancreático do que a população em geral.

Adultos que desenvolveram diabetes mais tarde na vida e perderam até 3,6 quilos tinham quase quatro vezes mais chances de serem diagnosticados com câncer de pâncreas do que a população em geral, e aqueles que perderam mais de 3,5 quilos tinham quase sete vezes mais chances de serem diagnosticados com câncer. O risco de câncer de pâncreas também é maior para adultos com diabetes que tiveram um peso saudável, com base no índice de massa corporal, quando experimentaram perda de peso.

Fonte: JAMA Oncology. DOI: 10.1001/jamaoncol.2020.2948.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários