Notícias de saúde
10 de setembro de 2012 (Bibliomed). Pesquisadores da Clinica Mayo, nos Estados Unidos, realizaram um estudo no qual avaliaram como a remoção completa do pâncreas em pacientes diabéticos influencia no controle da doença e concluíram que a remoção do pâncreas por câncer ou cistos pré-cancerosos nessas pessoas não impede o controle do diabetes.
O pâncreas produz insulina para retirar o açúcar do sangue, por isso, quando o órgão é retirado cirurgicamente, o paciente precisa injetar insulina em seu corpo através de bombas internas ou injeções.
Os pesquisadores examinaram o controle da insulina em 14 pacientes submetidos à cirurgia de remoção de pâncreas e compararam os resultados obtidos com o tratamento por injeção de insulina em 100 pessoas com diabetes tipo 1.
Essa avaliação mostrou que os dois grupos não apresentaram dificuldade em controlar o nível de açúcar no sangue e não foram observadas complicações em nenhum grupo. Segundo os especialistas, essas descobertas mostram que a remoção total do pâncreas é uma opção razoavelmente segura e eficaz.
Os resultados foram publicados nos Jornal HPB Surgery.
Fonte: HPB Surgery, setembro de 2012
Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.
Veja também