Artigos de saúde

Vírus da AIDS está sendo transmitido através do sexo oral

SAN FRANCISCO - Um número significativo de homossexuais masculinos está se infectando com o vírus da AIDS através do sexo oral -- um tipo de relação sexual que muitos acreditavam segura, disseram que na última semana pesquisadores do CDC na cidade de San Francisco.

Um estudo apresentado em um encontro de pesquisadores da AIDS informou que cerca de 7,8% de homens recentemente infectados pelo vírus na área de San Francisco foram contaminados através do sexo oral.

A Dra. Beth Dillion e seus colaboradores , do Centro para Controle e Prevenção das Doenças (CDC), em estudo realizado na Universidade da Califórnia em San Francisco, avaliaram 102 homens homossexuais e bissexuais infectados há pouco tempo pelo HIV e descobriram que o sexo oral foi o único comportamento de risco em 8 deles.

"É certamente uma notícia desanimadora," disse o Dr. Ronald Valdiserri, vice diretor do Centro de Prevenção do HIV do CDC em uma entrevista telefônica.

"Nós já sabíamos... que havia algum risco de transmissão do HIV através do sexo oral. Naturalmente, os cientistas acreditavam que o risco era bem menor se comparado ao sexo anal ou vaginal. Neste estudo, os oito homens que foram infectados não tinham consciência do risco de contaminação através do sexo oral. "

Valdiserri disse que mesmo que um tipo de comportamento tenha um risco menor de transmissão do HIV, se alguém o realiza com freqüência, acaba existindo um risco maior para esta pessoa. "Um risco baixo não significa nenhum risco," disse ele.

"Eu creio que alguns estudos anteriores já demonstraram que homens homossexuais têm realizado relações sexuais orais em lugar de relações anais, no sentido de diminuir o risco de transmissão da AIDS; este estudo demonstra que esta troca pode ser um engano fatal."

Valdiserri comentou que a notícia era ainda mais desapontadora porque os homens infectados eram moradores de San Francisco -- uma cidade onde a comunidade gay tem estado ativamente envolvida no estudo da AIDS e comprometida com a sua prevenção e tratamento.

"Temos aqui homens de San Francisco, uma cidade que se comparada com muitas outras cidades americanas têm muito mais infra-estrutura comunitária para homens homossexuais, e entretanto esses homens não sabiam que a realização de intercurso que sexual oral receptivo podia levar a uma infecção pelo HIV," que disse ele.

"Não existe nada misterioso acerca do modo da transmissão do vírus nestas circunstâncias," disse Valdiserri. "O vírus está presente no sêmen e também no líquido pré-ejaculatório. Um pequeno corte ou lesão no interior da boca aumenta enormemente as possibilidades de transmissão, e muitas pessoas podem ter pequenas lesões orais sem que as percebam; as lesões podem ser pequenas, não precisam ser, por exemplo, uma úlcera grande na gengiva para serem capazes de contaminar o receptor."

Valdiserri disse ainda que o estudo foi bem conduzido, e que os homens entrevistados foram capazes de identificar o momento exato em que foram infectados pelo HIV.

Os pesquisadores não contaram como sendo infecção através de sexo oral se um homem havia realizado outros tipos de relação de risco. "Devido à este critério de exclusão, o número obtido de 7,8% para transmissão do HIV por sexo oral pode, na realidade, ser uma estimativa abaixo do valor real neste grupo," disse o CDC em um comunicado.

Publicado em Bibliomed Saúde em 09/02/2000

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.