Notícias de saúde

O que é Monkeypox?

29 de agosto de 2022 (Bibliomed). A Monkeypox, também conhecida como "varíola dos macacos" ou "nova varíola", é uma infecção causada por um vírus que circula em alguns animais em áreas florestais da África Central e Ocidental. Recentemente, foram identificados casos em humanos em vários países.

O vírus em questão tem relação com o vírus da varíola, que foi considerado eliminado do mundo em 1980. Altamente contagioso, o Monkeypox se espalha através do contato com animais ou pessoas infectadas, podendo ser transmitido através de gotículas respiratórias ou fluidos orais durante o contato sexual íntimo (beijo; sexo oral, anal ou vaginal), além do contato com tecidos, objetos ou superfícies contaminadas.

Os sintomas comuns da varíola são febre, dor de cabeça, linfonodos inchados (no pescoço, axilas ou virilha), dores nas costas e musculares e fadiga. Normalmente, dentro de 1 a 3 dias após a ocorrência da febre, os pacientes desenvolvem erupções na pele que se iniciam no rosto e se espalham pelo corpo. As erupções começam como manchas vermelhas planas, que se tornam firmes, cheias de líquido e saliências elevadas e depois se transformam em crostas que cicatrizam ao longo de várias semanas.

Atualmente, não existem tratamentos específicos para infecções por Monkeypox. As pessoas diagnosticadas com a infecção são orientadas a se isolarem e evitar contato íntimo até que as lesões na pele tenham cicatrizado por completo. Já os pacientes imunossuprimidos, gestantes e lactantes, além de crianças com menos de oito anos de idade, podem precisar receber algum medicamento antiviral ou tratamento com anticorpos.

Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2022.10259.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários