Notícias de saúde

Cigarros Estão Contaminados Com Fungos, Mostra Estudo

Por Keith Mulvihill

TORONTO (Reuters Health) - Se o fato de o cigarro aumentar os riscos de câncer no pulmão não é suficiente para fazer você parar de fumar, isto talvez ajude: o tabaco dos cigarros está contaminado com vários fungos.

Em um estudo feito com 98 cigarros com ou sem filtros, 63 estavam contaminados com diferentes tipos de fungos, afirmaram pesquisadores na última quarta-feira, durante a Conferência sobre Agentes Antimicrobianos e Quimioterapia, patrocinada pela American Society for Microbiology (Sociedade Americana para Microbiologia).

Os pesquisadores holandeses testaram cigarros de 14 marcas diferentes, bem como sete amostras de maconha. A equipe também analisou a fumaça dos cigarros e da maconha.

A espécie mais comum de fungo encontrada foi o "Aspergillus fumigatus", uma causa comum de infecções, segundo Paul Verweij do Centro Médico Universitário, em Nijmegen.

"De todas as infecções causadas por fungos, 90 por cento são provocadas pelo Aspergillus", observou o pesquisador. Tais fungos podem ser perigosos para saúde, particularmente para pessoas com sistema imunológico debilitado.

"O tabaco em si é uma fonte de esporos de fungos e deveria ser reconhecido como uma fonte potencial de infecções, especialmente em pacientes com o sistema imune comprometido como os que fazem quimioterapia, recebem transplantes de órgãos ou têm Aids", informou o pesquisador.

A maconha apresentava níveis de fungos mais altos que os cigarros, mas nenhuma amostra continha o Aspergillus. A maconha tinha "alta contaminação por Penicillium", que, conforme Verweij, não é considerado perigoso.

"Nossa maior surpresa foi verificar que nenhuma das amostras de fumaça continha qualquer um dos fungos", disse Verweij à Reuters Health.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários