Notícias de saúde

Fungo em Tecido Pode Causar Infecção em Imunodeprimidos

Por Heather Lea-Brown

NOVA YORK (Reuters Health)
- Esporos de um fungo chamado Aspergillus aderem a fibras de muitos tecidos modernos usados em roupas e podem causar doenças graves e morte em pacientes cujo sistema imunológico está debilitado.

O Aspergillus é um fungo muito comum e o sistema de defesa de uma pessoa saudável pode dar uma resposta rápida e destruir os esporos. Em pacientes com leucemia ou submetidos a transplante de medula óssea, o fungo pode causar uma perigosa infecção no pulmão chamada aspergilose pulmonar.

Kay Obendorf, da Universidade de Cornell, em Ithaca (Nova York), começou estudando a retenção e liberação dos esporos do Aspergillus depois da experiência como estudante da pós-graduação com aspergilose. A pesquisadora achava que a infecção era consequência do fato de os esporos pegarem carona na roupa da equipe do hospital e dos visitantes.

Obendorf e Betsy Dart permitiram que tecidos de uniformes fossem contaminados por jatos de ar que continham esporos de Aspergillus. Outro fluxo de ar passou pelos tecidos para imitar o movimento.

As peças contaminadas de algodão, flanela de algodão, poliéster, mescla de algodão e poliéster, musselina de algodão e rayon foram testadas para verificar se os esporos foram retidos ou liberados pelos tecidos.

As pesquisadoras verificaram que a estrutura física das fibras, presença de mesclas e a constituição dos tecidos foram os fatores mais importantes para aderência de esporos.

Por exemplo, o algodão tem uma fibra em forma irregular que permitiu que mais esporos fossem liberados que os tecidos de fibra mais lisa.

A equipe também determinou que quanto maior o nível de misturas mais esporos foram liberados. "A aderência estática produzida quando os tecidos estavam em ambientes menos úmidos prenderam os esporos no lugar diminuindo a chance de contaminação", explicou Obendorf.

Os doentes com mais risco são os que apresentaram o sistema imunológico enfraquecido, como pacientes com leucemia, Aids, submetidos a quimioterapia, transplante de órgão e de medula óssea. Como as opções de tratamento são limitadas e "os pacientes dependem do já debilitado sistema imunológico, o melhor caminho é evitar a exposição aos esporos", declarou a pesquisadora.

Para diminuir o risco de infecção, muitos hospitais usam filtros de partícula de ar de alta eficiência (Hepa) nos quartos dos pacientes com comprometimento imunológico. Há protocolos rigorosos para restrição de flores, frutas e vegetais para diminuir a chance de contaminação por esporos de fungos.

Entretanto, uma pesquisa nacional em unidades de medula óssea que usavam filtros Hepa verificou que os membros da equipe eram requisitados a usar roupões em menos de 25 por cento das unidades.

"Um caminho muito fácil para controlar a disseminação de esporos é usar tecidos lavados no hospital como roupões, gorros e cobertura para sapatos de visitantes e da equipe. Estamos chegando aos controles finais para esses pacientes", disse Obendorf.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários