Notícias de saúde

Rejeição pode diminuir a freqüência cardíaca

15 de fevereiro de 2012 (Bibliomed). Segundo pesquisadores da Universidade de Amsterdã, na Holanda, descobriram que aprender que alguém não gosta de você faz com que a frequência cardíaca diminua.

Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores pediram a 27 estudantes (18 mulheres e nove homens), com idades entre 18 e 25 anos, que enviassem fotos de si mesmos. Os alunos foram informados que esse era um estudo sobe primeiras impressões, mas na realidade era uma simulação de condições para experiências reais.

Posteriormente, os alunos tiveram sua frequência cardíaca monitorada por aparelhos enquanto viam fotos de outros estudantes que acreditavam também terem visto suas fotos. Foi pedido a eles que tentassem descobrir quais estudantes haviam ou não gostado deles. No geral, os voluntários apresentavam-se bastante otimistas quanto à sua aceitação.

Quando os voluntários acreditavam que seriam aceitos, mas recebiam uma resposta negativa, a freqüência cardíaca reduzia em 10%. A ligeira queda na freqüência cardíaca, provavelmente, não tem consequência para a saúde, mas uma queda maior pode causar tonturas, náuseas, sudorese e até desmaio, dizem os pesquisadores.

Por outro lado, em pessoas com problemas cardíacos, essa variação pode causar danos. Como nem sempre dá para evitar essas emoções, o conselho dado pelos especialistas é manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente. Alimentos como banana, fibras e vitamina C devem ser incluídos na dieta.

Fonte: UPI, 14 de fevereiro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários