Notícias de saúde

Convulsões durante o sono podem ocasionar parada cardíaca

09 de julho de 2021 (Bibliomed). Uma nova pesquisa da Escola de Medicina da Universidade da Virgínia nos Estados Unidos revela por que o sono pode colocar as pessoas com epilepsia em maior risco de morte súbita.

Tanto o sono quanto as convulsões são capazes de diminuir a frequência cardíaca, descobriram os pesquisadores. As convulsões também perturbam a regulação natural do corpo das mudanças relacionadas ao sono. Em conjunto, em alguns casos, isso pode vira a ser fatal, causando a Morte Súbita Inesperada na Epilepsia, ou SUDEP (Sudden Unexpected Death in Epilepsy).

Para entender melhor o efeito das convulsões do sono, os pesquisadores monitoraram a atividade cerebral e cardíaca de pessoas com epilepsia enquanto dormiam. No total, os pesquisadores avaliaram 101 episódios de sono em 41 pacientes, com idade mediana de 40,5 anos.

Os pesquisadores monitoraram a profundidade do sono dos pacientes quando as convulsões ocorreram. Algumas convulsões aumentaram os batimentos cardíacos. Mas descobriu-se que quanto maior a profundidade do sono antes de uma convulsão, mais lenta a frequência cardíaca do paciente provavelmente se tornará.

Os resultados sugerem que as convulsões durante o sono têm maior probabilidade de reduzir perigosamente a frequência cardíaca. O efeito da convulsão é secundário à desaceleração natural da frequência cardíaca durante o sono, mas os dois juntos podem, em alguns casos, ser fatais.

Mais estudos são necessários para entender melhor as variáveis ??envolvidas e determinar melhor o que está ocorrendo em pacientes individuais. Mas as descobertas representam um avanço importante no esforço de prevenção da SUDEP durante o sono.

Fonte: University of Virginia Health System. Press-release.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários