Notícias de saúde

Consumo de bebida alcoólica em voos longos pode prejudicar a saúde do coração

25 de setembro de 2024 (Bibliomed). O consumo de bebidas alcoólicas em voos longos pode prejudicar a saúde do coração, indica estudo realizado na Universidade de Aachen, na Alemanha. Os pesquisadores explicam que o álcool combinado com a pressão da cabine em altitude reduz a quantidade de oxigênio no sangue e aumenta a frequência cardíaca por um longo período, mesmo em jovens e saudáveis.

E quanto mais álcool uma pessoa bebe, maiores poderão ser estes efeitos – especialmente entre os passageiros mais velhos ou aqueles com problemas crônicos de saúde. Os níveis de oxigênio no sangue podem diminuir para cerca de 90% em passageiros saudáveis em altas altitude de cruzeiro (30 mil pés e 40 mil pés no ar). Qualquer coisa abaixo disso é considerada hipóxia hipobárica, ou baixos níveis de oxigênio no sangue em grandes altitudes.

Para o experimento, os pesquisadores recrutaram 48 pessoas com idades entre 18 e 40 anos. Eles designaram metade para um laboratório do sono sob pressão atmosférica normal e a outra metade para uma câmara de altitude que imitava a pressão da cabine durante voo. Entre eles, metade foi convidada a beber uma quantidade de vodca que equivalia aproximadamente a duas latas de cerveja ou a duas taças de vinho.

A combinação de álcool e pressão na cabine causou uma queda nos níveis de oxigênio no sangue para pouco mais de 85% e um aumento compensatório na frequência cardíaca para uma média de 88 batimentos por minuto durante o sono, mostram os resultados. Em comparação, aqueles na câmara de altitude que não beberam álcool tinham pouco mais de 88% de oxigênio no sangue e uma frequência cardíaca de pouco menos de 73 batimentos por minuto.

Enquanto isso, aqueles no laboratório do sono que bebiam álcool tinham pouco menos de 95% de oxigênio no sangue e frequência cardíaca de pouco menos de 77 batimentos por minuto, enquanto aqueles que não tinham bebido álcool tinham pouco menos de 96% de oxigênio no sangue e pouco menos de 64 batimentos por minuto. Os níveis de oxigênio abaixo da norma saudável duraram 201 minutos com consumo de álcool e pressão na cabine, em comparação com 173 minutos sem álcool sob pressão na cabine.

Fonte: Thorax. DOI: 10.1136/thorax-2023-220998.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários