Notícias de saúde

Adultos nascidos com muito baixo peso são menos ativos fisicamente

26 de novembro de 2010 (Bibliomed). Um estudo publicado no The Journal of Pediatrics estudou os efeitos de muito baixo peso ao nascer (MBP, <1.500g) sobre atividade física, um fator protetor importante e modificável. MBP participantes (n = 163) sem deficiência grave e 188 indivíduos nascidos a termo (idade média de 22,3 anos) responderam a um questionário padronizado de atividade física.

Participantes com muito baixo peso ao nascer relataram menos atividade e menor condicionamento físico. Eles tinham 1,61 vezes mais chances de não realizarem muito exercício, 1,61 vezes mais probabilidades de exercer com pouca frequência (uma vez por semana ou menos), 2,75 vezes mais probabilidade de realizar exercício de baixa intensidade (caminhada), e 3,11 vezes mais chances terem sessões de exercícios de curta duração (<30 minutos).

As diferenças estavam presentes, mesmo em indivíduos sem histórico de displasia broncopulmonar ou asma e foram apenas ligeiramente atenuadas quando ajustadas para a altura, a educação parental, massa corporal magra e percentual de gordura corporal.

Os autores concluíram que promover a atividade física pode ser particularmente importante na população com muito baixo peso ao nascer para neutralizar os riscos de doenças crônicas na vida adulta.

Fonte: The Journal of Pediatrics, Volume 157, Issue 4, 2010, Pages 610-616

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários