Notícias de saúde

Nascimento prematuro pode afetar inteligência na vida adulta

30 de junho de 2021 (Bibliomed). Bebês nascidos prematuramente em cinco ou mais semanas e com baixo peso podem ter QIs mais baixos quando atingirem a vida adultas quando comparados com aqueles que nasceram a termo e de tamanho normal. É o que indica estudo da Universidade de Warwick, na Inglaterra.

Jovens adultos que nasceram com 32 semanas de gestação ou menos e pesavam menos 2,5kg, o que é considerado o mínimo para peso saudável ao nascer, tiveram pontuações em testes de QI 12 pontos menores do que seus pares que nasceram com 37 semanas ou mais na saúde peso.

As descobertas sugerem que a saúde ao nascer pode influenciar a inteligência e a função cognitiva mais tarde na vida, disseram os pesquisadores. Os pesquisadores destacam que até 2% dos bebês em todo o mundo nascem "muito" prematuros, o que é definido como nascimento com 32 semanas ou menos. Uma gestação normal varia entre 37 a 40 semanas.

Para esta análise, os pesquisadores compilaram dados de 13 estudos que coletivamente inscreveram quase 2.000 adultos que nasceram muito prematuros ou com muito baixo peso ao nascer. A maioria dos participantes dos estudos passou por testes de inteligência na casa dos 20 anos, mas todos foram avaliados em algum momento entre 18 e 30 anos.

Embora os estudos usem testes diferentes para avaliação de QI, os escores médios entre os jovens nascidos muito prematuros ou com muito baixo peso ao nascer foram em média cerca de 20%, ou 12 pontos, mais baixos do que aqueles nascidos com gestação ou peso normal.

Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2021.1058.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários