Notícias de saúde

Ter amigos fitness pode te tornar mais ativo

07 de março de 2023 (Bibliomed). Existem diretrizes americanas baseadas em evidências descrevendo os tipos e quantidades recomendados de atividade física para promover benefícios à saúde para diferentes populações. No entanto, as tendências nacionais em nível populacional sugerem que houve pouca melhoria no cumprimento dessas recomendações.

Para ajudar a resolver esse problema, investigadores basearam-se em pesquisas anteriores que mostram que as interações sociais com colegas podem desempenhar um papel fundamental no aumento da atividade física dentro de uma comunidade. De acordo com esse conhecimento, eles desenvolveram um modelo matemático que simula como as interações sociais podem afetar as tendências de exercícios de uma população ao longo do tempo. O modelo incorpora dados da Academia Militar dos EUA. O estudo foi publicado na revista PLOS One.

As simulações do modelo mostraram que, na ausência de interações sociais, as populações apresentam uma diminuição de longo prazo em indivíduos fisicamente ativos, e o comportamento sedentário começou a dominar. No entanto, quando as simulações incluíram interações sociais entre pessoas sedentárias e moderadamente ativas, as populações sedentárias tornaram-se mais ativas fisicamente a longo prazo. Ainda assim, em simulações em que pessoas moderadamente ativas se tornaram mais sedentárias ao longo do tempo, as tendências gerais de atividade física diminuíram significativamente.

Embora essas simulações não tenham sido validadas com dados do mundo real, os pesquisadores dizem que fornecem novas informações que podem orientar os esforços de saúde pública para aumentar os níveis de atividade física da comunidade. Os pesquisadores descrevem uma série de recomendações para esses esforços, como atividades sociais destinadas a aumentar as interações entre pessoas sedentárias e moderadamente ativas.

Fonte: PLoS ONE. DOI: 10.1371/journal.pone.0274259.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários