Notícias de saúde

Nascimento prematuro pode afetar inteligência

04 de outubro de 2021 (Bibliomed). O nascimento antes de 32 semanas de gestação (muito prematuro [MP]) e o peso ao nascer abaixo de 1.500g (muito baixo peso ao nascer [MBP]) foram associados a um desempenho cognitivo inferior na infância. No entanto, existem poucas investigações sobre a associação de morbidades neonatais e níveis de escolaridade materna com o desempenho cognitivo adulto de indivíduos nascidos MP ou MBP (MP/MBPN).

Estudo objetivou avaliar as diferenças no QI de adultos entre MP/MBPN e nascidos a termo e examinar a associação do QI de adultos com fatores de coorte, morbidades neonatais e nível educacional materno entre participantes de um estudo MP/MBPN.

Nesta metanálise de dados individuais de participantes de 8 coortes compreendendo 2.135 adultos com e sem nascimento muito prematuro ou muito baixo peso ao nascer em 7 países, o QI foi significativamente menor entre adultos que nasceram muito prematuros ou com muito baixo peso ao nascer em comparação com adultos que nasceram a termo, com diferença média entre os grupos de aproximadamente 12 pontos de QI. Menor idade gestacional, menores escores z de peso ao nascer, presença de displasia broncopulmonar neonatal ou hemorragia intraventricular e menor escolaridade materna foram significativamente associados a menor QI em adultos nascidos muito prematuros ou com muito baixo peso ao nascer.

Portanto, essa metanálise de dados de pacientes individuais sugere que o nascimento muito prematuro ou muito baixo peso ao nascer pode estar associado a uma diferença clinicamente relevante no QI, em relação ao nascimento a termo, na idade adulta.

Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2021.1058.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários