Notícias de saúde

Fumo passivo pode atrapalhar o sono de crianças com asma, aponta pesquisa

20 de janeiro de 2010 (Bibliomed). As crianças com asma podem ter maior dificuldade em ter uma boa noite de sono se morarem com um fumante, segundo estudo publicado na edição de fevereiro da revista médica Pediatrics. Em pesquisa com mais de 200 crianças com idades entre seis e 12 anos – incluindo entrevista com os pais e exames de sangue –, os pesquisadores do Hospital Infantil de Cincinnati, nos EUA, descobriram que aquelas expostas ao fumo passivo tendem a ter piores noites de sono e sonolência diurna.

As análises mostraram que quase todas as crianças asmáticas (93%) apresentavam relativamente altas taxas de distúrbios de sono. Mas o sono era ainda pior para aqueles que apresentavam maiores níveis de cotinina no sangue – subproduto da nicotina, que indica o nível de exposição ao fumo passivo. Isso incluía maiores dificuldades em cair no sono, mais sintomas respiratórios noturnos e as chamadas parassonias – problemas como sonambulismo, pesadelos e terrores noturnos.

Embora as razões ainda sejam incertas, os pesquisadores destacam que as crianças asmáticas expostas ao cigarro têm mais problemas respiratórios noturnos, atrapalhando o sono. Mesmo levando em conta a severidade da asma, eles notaram que o cigarro afetava a qualidade do sono das crianças. “Além de exacerbar os problemas respiratórios associados com a asma, agora somos capazes de apresentar evidências de que essa exposição pode ser uma causa para o aumento de distúrbios de sono entre as crianças com asma”, disse a pesquisadora Kimberly Yolton, lembrando ainda que, além dos efeitos nas vias aéreas, pode haver um possível papel da nicotina nos problemas de sono, por causa de suas propriedades estimulantes.

Os especialistas destacam que os resultados são preocupantes, visto que os distúrbios de sono na infância podem ter consequências significativas, incluindo problemas de atenção e comportamento, além de pior desempenho escolar. Assim, o fumo passivo provavelmente “alimenta” esses problemas em crianças asmáticas. E os pais devem considerar seriamente esses problemas de fumar dentro de casa.

Fonte: Pediatrics. Fevereiro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários