Notícias de saúde

Crianças expostas ao cigarro têm níveis mais elevados de chumbo no sangue

08 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Um novo estudo revela que o chumbo, reconhecido como uma neurotoxina importante para o desenvolvimento em crianças, pode estar ligado à exposição passiva ao tabaco (EPT) em populações vulneráveis.

A exposição ao chumbo é reconhecida há muito tempo como um risco à saúde, especialmente para crianças pequenas. Investigações apontam que mesmo em níveis baixos, a exposição crônica ao chumbo pode causar danos ao cérebro e outros órgãos, afetando habilidades cognitivas e motoras. Em resposta a esse perigo, autoridades de saúde pública determinaram que não existe nível seguro de exposição, resultando em esforços significativos para eliminar tintas à base de chumbo e tubulações de chumbo em residências, além de gradualmente eliminar o uso de gasolina com chumbo.

O estudo, publicado no periódico BMC Public Health, agora revela que o fumo passivo também pode estar contribuindo para níveis de chumbo em crianças. Os pesquisadores analisaram dados de níveis de chumbo no sangue e exposição ao fumo passivo em 2.815 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 19 anos. Os níveis de cotinina, um metabólito da nicotina e indicador de exposição ao fumo, foram utilizados para categorizar os participantes em grupos de baixa, intermediária e alta exposição ao fumo.

Os resultados mostraram que os níveis de chumbo no sangue estavam correlacionados com os níveis de cotinina. Participantes do grupo com exposição intermediária de cotinina apresentaram níveis de chumbo 18% mais altos, enquanto no grupo com alta exposição ao fumo, os níveis foram 29% maiores em comparação com aqueles de baixa exposição. Também se constatou que participantes do sexo masculino e afro-americanos não hispânicos tinham níveis mais elevados de chumbo no sangue, enquanto participantes hispânicos apresentavam níveis médios mais baixos.

O estudo aponta que a faixa etária de 6 a 10 anos teve a maior porcentagem de participantes com níveis de chumbo no sangue acima da mediana, indicando uma tendência decrescente nas faixas etárias mais velhas. Isso pode ser atribuído a diferenças comportamentais, como a maior probabilidade de crianças pequenas colocarem as mãos e objetos na boca, ou à maior absorção de chumbo por crianças mais novas em comparação com adolescentes e adultos. Além disso, crianças e adolescentes com obesidade apresentaram níveis de chumbo notavelmente mais baixos do que os não obesos.

Os resultados sugerem que a exposição ao fumo passivo pode ser uma fonte adicional de exposição ao chumbo em crianças e adolescentes. As implicações dessas descobertas são significativas, destacando a importância de esforços contínuos para reduzir a exposição ao chumbo e promover ambientes livres de fumo.

Fonte: BMC Public Health. DOI: 10.1186/s12889-023-16005-y.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários