Notícias de saúde

Fumo passivo de maconha em crianças aumenta infecções virais

01 de setembro de 2021 (Bibliomed). Pouco se sabe acerca dos efeitos do fumo passivo de maconha nas crianças. O objetivo de recente estudo foi determinar a prevalência do uso de maconha pelos cuidadores e avaliar qualquer associação entre o fumo passivo de maconha, a visitação do departamento de emergência pediátrico (DE) e várias doenças relacionadas ao tabaco: otite média, infecções respiratórias virais e exacerbações da asma.

Pesquisadores da Escola de Medicina Wake Forest e do Hospital Infantil do Colorado, EUA, entrevistaram 1.491 pais e cuidadores que viviam no Colorado, um estado dos EUA onde o uso recreativo e medicinal da maconha é legal.

Os pesquisadores descobriram que os pais que fumavam regularmente ou vaporizavam maconha relataram que seus filhos tiveram mais infecções respiratórias virais no ano anterior à pesquisa, em comparação com crianças cujos pais não fumaram tabaco ou maconha. Os pais que fumaram ou vaporizaram maconha relataram que seus filhos não tinham experimentado outras condições frequentemente relacionadas à exposição passiva ao fumo do tabaco, como infecções do ouvido e ataques de asma, com mais frequência, nem que haviam visitado o pronto-socorro com mais frequência no ano anterior, em comparação com crianças cujos pais não fumaram.

Dos 1.500 pais e cuidadores que participaram da pesquisa, 78 (5,2%) relataram fumar regularmente ou vaporizar apenas maconha, 214 (14,3%) relataram fumar regularmente apenas tabaco e 80 (5,4%) relataram fumar regularmente maconha e tabaco.

Esta coorte não relatou nenhuma diferença com as visitas à emergência, episódios de otite média ou exacerbações de asma, independentemente da exposição à fumaça. No entanto, cuidadores de crianças com exposição à fumaça de maconha relataram aumento de infecções respiratórias virais em comparação com crianças sem exposição à fumaça.

Fonte: Pediatrics Research. DOI: 10.1038/s41390-021-01641-0.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários