Notícias de saúde

Você sofre de Burn-out?

25 de junho de 2007 (Bibliomed). A síndrome do esgotamento profissional (burn-out) é uma enfermidade caracterizada pelo cansaço extremo e, mau rendimento no trabalho acompanhado de sensação de exaustão. Estas sensações são seguidas por curtos intervalos de descanso ou repouso, insuficientes para o restabelecimento do indivíduo. Acredita-se que determinados tipos de profissões favoreçam o aparecimento da doença, além do tipo de personalidade individual e das relações observadas no ambiente de trabalho.

Um novo estudo sobre o tema foi publicado na revista Archives of Women`s Mental Health, em 2007. O estudo tentou relacionar os fatores presentes no estilo de vida, que poderiam influenciar o aparecimento do burn-out em mulheres.

Foram avaliadas 3.591, sendo que 21% das participantes apresentavam quadro atual ou prévio de Síndrome do Esgotamento Profissional. As mulheres, portadoras de quadros mais graves tinham certas características comuns: eram jovens, divorciadas, tinham menor nível de escolaridade e possuíam pior situação financeira, em comparação às portadoras de quadros mais leves da doença.

Além disso, outros fatores de risco implicados na ocorrência da enfermidade foram o uso de medicamentos diversos, o tabagismo, maior demanda no trabalho, menor suporte social e presença de distúrbios psiquiátricos, como, por exemplo, a ansiedade e a depressão.

Com isso, os autores ressaltam a elevada prevalência do burn-out na população feminina, principalmente nas mulheres que apresentem os fatores de risco anteriormente mencionados.

Fonte: Archives of Women`s Mental Health 2007; 10 (2): 61 – 71 (April).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários