Notícias de saúde

Reposicionamento aumenta a venda de produtos saudáveis em supermercados

31 de julho de 2014 (Bibliomed). A maior presença de supermercados em bairros de baixa renda tem o potencial de afetar positivamente a qualidade da dieta entre aqueles com maior risco de obesidade. Estratégias de marketing que chamam a atenção para produtos mais saudáveis ​​podem ser eficazes, podendo gerar uma melhora na qualidade da dieta e da saúde da população.

Uma publicação recente da revista American Journal of Clinical Nutrition teve como objetivo avaliar os efeitos de estratégias de marketing para promover a compra de itens mais saudáveis, em cinco categorias de produtos: leite, cereais, refeições congeladas, bebidas, e bebidas frias do “check-out”.

Tratou-se de um estudo aleatorizado e controlado, conduzido de 2011-2012 em oito supermercados urbanos, em bairros de baixa renda. Quatro supermercados receberam intervenções em 6 meses que promoveram a venda de produtos mais saudáveis, através de reposicionamento, sinalização e estratégias de disponibilidade do produto. As 4 lojas de controle não receberam nenhuma intervenção e foram controles só de avaliação.

Os supermercados que receberam as intervenções apresentaram vendas significativamente maiores de laticínios desnatados, água, e 2 de 3 tipos de refeições congeladas, em comparação com as vendas das lojas de controles durante o mesmo período de tempo. Não foram encontradas diferenças entre as lojas nas vendas de cereais, leite integral ou bebidas dietéticas.

Estes dados indicam que as estratégias de posicionamento simples de mercadorias podem melhorar significativamente as vendas de itens saudáveis ​​em diversas categorias de alimentos e bebidas. Essas estratégias mostram a promessa de efeitos significativos para a saúde pública em comunidades com maior risco de obesidade.

Fonte: Am J Clin Nutr June 2014 vol. 99 no. 6 1359-1368

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários